quarta-feira, 23 de julho de 2014

O baptizado da Belotinha (e como fazer uma festa digna do Pinterest sem gastar muito dinheiro)

O baptizado da Belotinha foi uma cerimónia íntima. Apenas os nossos pais, os tios mais próximos, os nossos padrinhos e os padrinhos dela. Foi a sua primeira festa e como tal fiz questão de ser eu a fazer tudo. A única excepção foi o bolo, por insistência do pai, com medo que eu ficasse exausta e por cá em casa sermos fãs do trabalho da Margarida da Have Some Sugar. A ideia era montar a mesa no exterior mas o S. Pedro trocou-nos as voltas e mandou uma chuvada em pleno Verão. Resumindo e concluindo, tudo adaptado à última da hora para cima da mesa de snooker na sala...

O trabalho fantástico da Margarida Abecassis no bolo grande e nos bolos anjinhos, reservados para os padrinhos. O suporte do bolo é na realidade metade de uma das mesinhas de cabeceira cá de casa. É uma garrafeira da Casa, virada ao contrário, que custou 9,99 euros e que serviu perfeitamente! Os suportes dos anjinhos são de cartão, custam à volta dos 7 euros em pacotes de seis (em lojas de decoração de festas) ou também podem ser feitos em casa (tutorial aqui). Os cartões da mesa com a descrição da comida foram comprados em formato digital para imprimir, no Etsy, e os preços variam entre os 5 e os 10 dólares.

As bolachas são caseiras, bastou um buraco no meio, passar uma fitinha e atar. As fitas custam 35 cêntimos o metro em retrosarias. Os mini salgadinhos foram servidos dentro de escorredores de talheres do Ikea, a 1,99 euro cada um, distribuídos por cones de cartão. Os copos de shot de plástico já tínhamos e as colheres parecem inox mas são plástico descartável, baratas, compradas na Makro.

As mini garrafinhas para a limonada estão à venda em lojas de decoração de festas ou na Amazon inglesa, aqui, por 9,95 libras. A ideia para servir os talheres foi prática e simples. Embrulhados num mini guardanapo de papel e presos com uma fita. Os guardanapos grandes foram presos com uma folha A4 impressa nos tons da festa e atados com uma fita.

Uma selecção de croissants, pitas e brioches foi ainda servida dentro de estufas do Ikea, 14,99 euros (dá para ver um canto ao lado do bolo nas primeiras imagens). Excelente ideia que protegeu a comida do pó e que esteticamente não podia ter funcionado melhor! Uns balões brancos cheios de hélio onde os padrinhos escreveram desejos de futuro para a Belotinha e estava feita a festa!

É claro que se gasta dinheiro na compra dos ingredientes e que dá trabalho organizar e montar tudo. E não ponho minimamente de parte a ideia de contratar uma empresa de organização de eventos para outras festas, mas esta foi a primeira, fazia questão de ser eu a fazê-la. O dinheiro que poupámos, aproveitámos para investir em fotógrafo e numa pessoa para servir e arrumar a casa no final. E posso dizer que fui eu que fiz. Foi a primeira festa da Belotinha. E fui eu que fiz!

3 comentários:

  1. Super amoroso

    Sónia
    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  2. E estava tudo perfeito!!! :)

    Madrinha Leonor

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Sónia e obrigada madrinha Leonor, a festa tinha que estar à altura dos padrinhos ;)

    ResponderEliminar